Durante aproximadamente duas semanas a música Whisky a go go do grupo Roupa Nova embalou as manhãs e as aulas do quarto ano.
Primeiramente os alunos ouviram a música e depois se apropriaram da letra, cantaram e dançaram a vontade para se familiarizarem com o texto.
A análise oral, antes da interpretação escrita é de fundamental importância para esclarecer palavras e expressões desconhecidas pelas crianças.
Aproveitando a letra da música, pois assim os conteúdos não ficam "soltos", fora de um contexto, foi possível explorar os substantivos, os advérbios e os verbos (tempos e pessoas).
Em uma outra atividade a sala foi dividida em cinco grupos de quatro alunos cada,
para cada grupo foi entreguei uma cópia fatiada da letra da música e meia cartolina
onde eles deveriam organizar as frases e remontar a música.
Nesta atividade os alunos puderam desenvolver habilidades
como o trabalho em equipe, organização, leitura, sequência, concordância,
estruturação de um texto de forma coerente.
Quando as músicas ficaram prontas, as crianças elaboraram frases interrogativas convidando as pessoas para dançar: Quer dançar? Baila comigo? Vamos dançar? Entre outras.
Concluindo as atividades de língua portuguesa, elaborou-se uma pesquisa sobre o grupo e suas músicas, estas informações foram utilizadas nas aulas de matemática, onde com as respostas das pesquisas foi possível elaborar tabelas e gráficos para análise dos dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário