Translate

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Texto fatiado - Whisky a go go

     

    Durante aproximadamente duas semanas a música Whisky a go go do grupo Roupa Nova embalou as manhãs e as aulas do quarto ano.
     Primeiramente os alunos ouviram a música e depois se apropriaram da letra, cantaram e dançaram a vontade para se familiarizarem com o texto.
     A análise oral, antes da interpretação escrita é de fundamental importância para esclarecer palavras e expressões desconhecidas pelas crianças.
    Aproveitando a letra da música, pois assim os conteúdos não ficam "soltos", fora de um contexto, foi possível explorar os substantivos, os advérbios e os verbos (tempos e pessoas). 
    Em uma outra atividade a sala foi dividida em cinco grupos de quatro alunos cada, para cada grupo foi entreguei uma cópia fatiada da letra da música e meia cartolina onde eles deveriam organizar as frases e remontar a música.
   Nesta atividade os alunos puderam desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, organização, leitura, sequência, concordância, estruturação de um texto de forma coerente.
      Quando as músicas ficaram prontas, as crianças elaboraram frases interrogativas convidando as pessoas para dançar: Quer dançar? Baila comigo? Vamos dançar? Entre outras.
            Concluindo as atividades de língua portuguesa, elaborou-se uma pesquisa sobre o grupo e suas músicas, estas informações foram utilizadas nas aulas de matemática, onde com as respostas das pesquisas foi possível elaborar tabelas e gráficos para análise dos dados.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário